Biologia/Química
Os laboratórios propiciam situações de ensino e de aprendizagem que exigem a observação, a leitura de textos e roteiros, a constatação e a formulação de hipóteses, bem como a resolução de problemas que requerem independência e conhecimento interdisciplinar.
Nos laboratórios, a solidariedade e o exercício da liberdade são valorizados através da formação de pequenos grupos, que favorecem as trocas de informações, permitindo que uma aprendizagem individual contribua para o crescimento do grupo.
O laboratório de biologia proporciona aos alunos um maior contato com a ciência através de experimentações que envolvem o planejar, o fazer, o analisar, enfatizando sempre o início de qualquer saber científico - a observação. Na mesa de dissecação, exemplares para estudar seu funcionamento e coleções de zoologia e botânica, para identificar e conhecer os espécimes descritos nos livros.
Com isso, desenvolve-se a verdadeira experimentação científica, reforçando no aluno o pensamento científico, que norteia todas as ciências. Já no laboratório de química, as experiências estão voltadas para a contagem, para a sistematização de dados, em que o mínimo de descuido muda toda a reação, como também observa-se o envolvimento da equipe, a organização do material dentro da aula e a teoria do livro em prática educativa.
Assim, é aqui que o aluno evidencia sua prática (o saber fazer), tira suas dúvidas de sala com maior facilidade e faz do laboratório uma sala ambiente para a ciência específica, diminuindo a distância da sua escolha profissional no mercado de trabalho, porque várias comparações são feitas já evidenciando como serão suas atitudes em “n” momentos de pesquisa na vida acadêmica e em instituições privadas.